terça-feira, 13 de outubro de 2009

me deu uma dúvida de ateus

marcorelas,

hoje acordei pensando em deus. não é um assunto em que eu costume pensar.

mas ontem estava no metro voltando de Carcavelos com o B quando olhei as pessoas na minha frente sentadas nas poltronas vermelhas e algo me comoveu a um ponto do meu cansaço de mar e sol, que assim como há muçulmanos e evangélicos, notei que é também preciso que um deus não existisse pra tanta gente. lembrei desse FAQ aqui que quando a Cris colocou no Facebook eu também ri, principalmente da resolução certeira, mas logo fiquei triste.

não falo da ignorância religiosa.

não que eu espere ou precise de deus pra ficar feliz. ou tenho cada vez mais tanta coisa combinada em mim que tanto-faz, sabe? o, melhor: não espero que nenhuma razão vença nunca. me tornei daquelas que...? percebo: o melhor o tempo esconde/ longe muito longe/ mas bem dentro aqui. não cogito mais o que não posso responder?

*

qual é a mais-valia de ser ateu?

por outro lado, existe razão dentro do misticismo e misticismo dentro da razão. não é?

gente é tudo um bando de apaixonado. compondo sentido. e ainda bem.


*

agora cedo me lembrei que eu tinha um professor no colegial que escreveu num dos meus poemas uma vez que o Drummond era agnóstico. eu achei na época aquilo (do Drummond ser agnóstico) uma tremenda ignorância porque o que importava mesmo era ser ateu. e não combinava com o meu poeta Drummond um não-saber-daqueles.

eu achava que saber era segurança. ou melhor, que se definir sabendo era estar seguro. mas e se pensarmos por exercício? e não para encontrar? colocar-se na berlinda do desconhecer. acho que cogitar ou não a existência de deus é um assunto de bom gosto. e uma resposta que nunca vou ter.

*




*

amor

humor



*

acho que há amplitude e desacerto, o mundo é incoerente e lógico.

e faz alguma diferença existir ou não existir deus?

*


já pensou que as formas de se organizar do carbono se repetem em toda parte? olhe uma concha, uma folha de árvore, seus poros. e que provavelmente em outros planetas outro elemento químico estabelece um padrão de organização e repete? e isso não é sinal de nada. nem de deus nem da ausência dele. mas é bonito. não é bonito?

deus é mímese, síntese, metáfora

nossos olhos

e os símbolos que nos são deus




vou beber o café que eu mesmo preparei

beijo
juliéela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário