quarta-feira, 14 de outubro de 2009

deus por favor apareça

1.

Nas igrejas, nas sinagogas e nas mesquitas buscam refúgio os que temem o inferno. * Mas o homem que conhece os segredos de Deus não cultiva no seu coração as sementes do terror e da súplica.

2.

"Quero ser santo, senhor padre."

E o senhor se ria. Que santo não podia. E porquê? Porque santo, dizia o senhor, é uma pessoa boa.

"E eu não sou bom?"
"Mas santo é uma pessoa especial, mais único que ninguém."
"E eu, Padre, sou especialmente único."

Que eu não entendia: um santo é uma pessoa que abdica da Vida. No meu caso, Padre, a Vida é que tinha abdicado de mim. Sim, agora entendo: os santos são santificados pela morte. Enquanto eu, eu é que santifiquei a vida.

3.

Eu sou Medo. Estertor.
Tu, meu Deus, um cavalo de ferro
Colado à futilidade das alturas.

4.

Até quando, Senhor?
Esquecer-te-ás de mim para sempre?
Até quando ocultarás de mim o rosto?
Até quando estarei eu relutando dentro em minha alma,
com tristeza no coração cada dia?

5.

Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.

6.

Que vale mais? * Fazer exame de consciência sentado na taverna, ou prosternado na mesquita? * Não me interessa saber se tenho um Senhor e o destino que me reserva.

7.

logo eu
que cri que não crer era o vero crer
hoje oro sobre patins

Um comentário:

  1. 1 e 6: Rubaiyát
    2. Mia Couto
    3. Hilda Hilst
    4. Salmo 13
    5. Drummond
    7. Caetano Veloso


    (lua em virgem, nem reclama)

    ResponderExcluir