sábado, 24 de outubro de 2009

eu vou na onda que mais longe me levar

júlia

nos anos 80 uma coisa nova no ar?



(vê lá nos 3:30)

Em 79 a anistia, um monte de gente voltando pro Brasil, em 89 as eleições diretas, uma década entre isso. Então politicamente, né. O Fabinho diz que a mãe dele, grávida, o avô dele trancava ela em casa e ela fazia teresa pra descer pela janela e ir à praça da Sé às Diretas Já.

Deve ser muito maluco, mal tendo acabado a ditadura, e ver o PT crescendo daquele jeito, sendo incorporado em tudo quanto é canto do Brasil, era uma promessa bem palpável hein. O Lula por pouco não venceu o Collor nas eleições. A Erundina, em 88, virou prefeita de São Paulo.

*

Todas as bandas de rock, o Rock in Rio (que agora tá no Tejo!), as pessoas indo a shows e nos rádios o tipo de consumo nada a ver com aqueles festivais falsete dos anos 60. A Globo até fez uns, mas a gente não ouve dizer tanto deles. Tipo o Guilherme Arantes cantando "terra planeta água", nem dá pra comparar né.

Em 82 o primeiro disco do Barão Vermelho tocando "você precisa é dar". Que a Rita Lee também embarcou, o "me deixa de quatro no ato" é de 1980. Mas foi o pessoal da poesia marginal que começou isso uns anos antes, não?

Acho que nos anos 80 teve um boom do sexo pelo prazer, o cinema deixou um pouco de lado a pornochanchada e foi pra praia, menino do rio, leãozinho, lembra aquela cena do Bete Balanço?


Um jeito de corpo que não tinha antes. Uma década solar.

*

O Caio Fernando Abreu lançou a maior parte dos livros dele nos anos 80. Os mais significativos. O Morangos mofados, que parece que solidificou ele no cenário literário e vendeu muito, é de 82. Que nem o A teus pés, que fez uma coisa similar pra Ana Cristina Cesar.

E a editora Brasiliense, hein! Um catálogo imenso, super diversificado, publicando muita gente nova e traduzindo um monte de gente que nunca que tinha aparecido no Brasil.

Foi o começo do mercado editorial que a gente tem hoje?

*

Tá tudo muito desconexo. Estou tentanto raspar o que tenho de memória dessa década, mas as referências são todas indiretas. Eu lendo o Caio Fernando Abreu em 1996. A gente era muito criancinha ainda, né.

*

Foi que a Sabina blogou esse vídeo aí e eu pensei ah será que a Julinha não quer retomar aquele nosso projetinho, nós com este prado todo pra rolar. Tenho pensado bastante na Ana C, no Cazuza e um pouquinho no Leminski / e to achando cada vez mais fixe fazer as ligações todas.



E aí, do you wanna dance? :)

2 comentários:

  1. eu andei de alfama até aqui isso quer dizer 1h30 de caminhada nessa madrugada depois de 5 horas de ontem pra hoje não vou responder nem que sim nem não vou dormir sonhando com a gente andando pelo centro de sp e falando disso daí era quando? novembro ou fevereiro? e dependendo do que o travesseiro me disser eu te respondo mas é claro que eu vou escrever alguma coisa que eu não sei porque o mundo só começou a existir pra mim lá pra 1997.

    verdade.

    beijo.

    ResponderExcluir
  2. se eu fosse pensar bem foi só em 2002.

    (e 5 horas de sono! não de caminhada ontem não. do jeito que Portugal é pequeno acho que em 5 horas eu chegava no Porto ;D)

    mas eu não penso bem.

    nunca pensei nem NUNCA vou pensar

    ai marcos tou tão feliz!

    ResponderExcluir